domingo, 20 de abril de 2014

Resenha: Fênix: A Ilha

Fênix: A Ilha
- John Dixon
Sem telefone. Sem SMS. Sem e-mail. Sem TV . Sem INTERNET . Sem saída. 
BEM-VINDO A FÊNIX: A ILHA!
Na teoria, ela é um campo de treinamento para adolescentes problemáticos. Porém, os segredos da ilha e sua floresta são tão vastos quanto mortais.
Carl Freeman sempre defendeu os excluídos e sempre enfrentou, com boa vontade, os valentões. Mas o que acontece quando você é o excluído e o poder está com aqueles que são perversos?

O livro começa com o julgamento do protagonista Carl Freemann.
Carl é um garoto que costumava ter uma vida feliz, até que seu pai é vítima de um “acidente de trabalho” e sua mãe é acometida por um câncer.
Carl fica órfão, passando por diversos abrigos, instituições para menores e lares adotivos. Sua vida se transforma e vai saindo de controle. O jovem se torna especialista em confusões e vai arrumando uma briga atrás da outra, sempre em defesa de algum pobre desconhecido atacado por um tipo "valentão".
Embora, Carl tente mudar, tudo foge do controle e a cena sempre se repete, tornando-o cada vez melhor nisso, a ponto de transformá-lo em lutador juvenil de boxe.
Na verdade, não é difícil notar que Carl é um bom rapaz, que age sempre para proteger alguém que precisa de amparo, algo que aprendeu com o pai.  Ele não é um adolescente problema, birrento ou desbocado. Carl é inteligente e educado. Mas, prefere ser econômico nas palavras, quando se trata de dar explicações sobre os seus atos para os adultos, o que acaba sempre resultando em mais problemas.
Agora, com 16 anos e após passar por incontáveis juízes, Carl se vê sentenciado e enviado para a ilha Fênix.
Fênix é um lugar remoto e muito estranho. Carl precisa aprender a conviver com a rotina militar e mudar de verdade até atingir a maioridade, com a promessa de sair de lá com a ficha limpa e a possibilidade de recomeçar do zero, ou irá para a cadeia.
Já ao desembarcar na ilha, Carl ganha a antipatia do instrutor mais linha durada ilha. Fato este, que entenderemos mais tarde, muito significará para o destino de Carl.
Carl, intrigado, logo começa a desconfiar do lugar: os seus “companheiros” de acampamento são todos adolescentes órfãos problemáticos, ninguém sabe ao certo a localização da ilha, a vida selvagem é extremamente hostil, com direito a aranhas enormes e porcos selvagens, há uma cerca elétrica cortando a ilha ao meio, os instrutores são extremamente rigorosos e violentos, e os castigos físicos são constantes.  E para piorar, Carl tem a impressão de ter visto zumbis ... Zumbis?
A vida na ilha é um teste de sanidade. E é surpreendente a forma como Carl se mantém íntegro, apesar de tudo.
A trama é cheia de ação, suspense e ficção científica. Ficção científica, sim! E esta é a parte mais assustadora do livro.
A ilha Fênix tem tantos segredos que o leitor nem consegue descobrir todos ...
E o final, é claro, foi mais uma surpresa...

Obs:
Me senti um pouco incomodada com as cenas de extrema violência retratadas em detalhes no livro;
- INTELLIGENCE,  a série de TV, é baseada no livro Fênix: A Ilha.


Sobre o autor:  John Dixon     
Jonh Dixon já foi boxeador profissional, assistente social, tutor prisional e professor de inglês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário